Vão sobrar somente dois

Gartner afirma que nos próximos cinco anos somente restarão Windows e Linux. Será?

Em uma conferência semana passada nos Estados Unidos, o vice-presidente do Gartner Group, Donald Feinberg, afirmou: “O Linux está chegando, o Unix está morto.”

Além desta bombástica afirmação, ele saiu com outra tão forte quanto: “Linux e Windows podem ser os únicos sistemas operacionais dentro dos próximos cinco anos”.

Seria muito bom que as visões do executivo se tornassem realidade mas, ao mesmo, já escaldados pelas dezenas de afirmações ditas anteriormente que se apresentaram miseravelmente erradas, esta também pode estar mas não pelos sistemas e sim pelo tempo.

Migrar demanda pessoas, demanda gastos, demanda conhecimento e planejamento. Não acredito que as grandes empresas irão em tão pouco tempo migrar seus parques de ambientes Unix para Linux. Acredito sim que a adoção será gradativa e com muito pé no chão.

Mesmo assim é um alerta para aqueles que trabalham com a plataforma Linux: aproveitem agora que a onda está montando. Na hora que ela começar a andar realmente, ou você vai estar sobre ela ou embaixo dela.

Fonte: The Economic Times