E o Linux chacoalha o coqueiro

De acordo com um memorando interno da companhia obtido pelo The Register, um dos mais conceituados sites ingleses de informações tecnológicas, o vice-presidente da divisão ‘Windows” da Microsoft, Brian Valentine, clama seus pares dentro da compania a usarem todas as armas possíveis para “não perder uma única batalha para o Linux”.

O centro da questão se encontra nos clientes de sistemas Unix com máquinas de grande porte que, devido a custos principalmente, estão migrando destas plataformas para a combinação Linux/Intel e assim não tendo a necessidade de reescrever aplicações em suas totalidades devido a grande compatibilidade do ambiente Unix com o ambiente Linux.

Isso complica a vida da M$ de uma forma estrondosa pois, além dos gastos com a migração em si da plataforma Unix para Windows (no caso, o 2000), existe o gasto com horas e horas de desenvolvimento para fazer a migração dos aplicativos hoje existentes para o novo sistema, o que com certeza não deverá ser nem um pouco barato.

Valentine ainda “explica” a seus colegas como fazer para obter informações sobre o que está acontecendo nos clientes; “ande pelos seus datacenters e faça um inventário de onde você vê máquinas Sun, IBM, etc. Pergunte o que estas máquinas estão rodando. Aprenda tudo o que puder sobre estes sistemas e guarde dentro do bolso”.

E, como o próprio The Register comenta, é muito bom ver como homens de negócios falam. Principalmente quando estão amedrontados com alguma coisa. Mas o melhor de tudo é ver como um membro da M$ comenta!