Depois de um ano de pesquisas, a maior universidade da América Latina migra sua porta de entrada para a ferramenta livre de gestão de conteúdo Joomla!
229 cursos distribuídos em 40 unidades, 5 mil professores e 56 mil alunos fazem da USP – Universidade de São Paulo a número um na América Latina e umas das cem mais importantes do mundo. Desde 1997 na Internet, a universidade promoveu durante o ano passado uma pesquisa entre os visitantes do Portal USP (www.usp.br) para adequar seu portão de entrada aos anseios e demandas de seus usuários, tanto nacionais quando do exterior. O resultado foi a mudança do Portal USP e a criação de três outros sites que englobam um novo sistema de navegação entre as páginas, canais de notícias e eventos, mapas das unidades, informações para estrangeiros e também um novo design com o intuito de atender aqueles que visitam um dos sites mais acessados mundialmente no setor.
Para suportar a enorme demanda de requisições, esta nova versão foi desenvolvida sobre a plataforma livre de CMS (Content Management System) Joomla!, que aliando a facilidade de inclusão e gerenciamento de conteúdo com a performance e estabilidade requeridas pela instituição, atende os mais altos padrões exigidos pelo Grupo Gestor do Portal da USP, oferecendo ao público em geral acesso à toda a produção científica, cultural e tecnológica gerada pela universidade, bem como apresentar a instituição nacional e internacionalmente.
Contando com o auxílio de um consultor externo, o projeto de estruturação do portal demandou centenas de horas de trabalho da equipe do USP Online, departamento responsável pelo portal da universidade para a criação de um novo projeto gráfico, estudo de componentes e ferramentas usadas, bem como a migração de dados e informações existentes no antigo portal. Depois de várias pesquisas entre ferramentas livre de gestão, optou-se pelo CMS Joomla! principalmente por sua fácil integração das informações já existentes, pouca manutenção e facilidade de uso, quesitos básicos para o gerenciamento de um universo tão grande de informações.
Para conhecer o novo portal da USP, acesse http://www.usp.br Comentários sobre o mesmo são bem-vindos!