Novas necessidades fazem a mudança não só do tema do site, mas também de toda sua estrutura de software, forma de busca de conteúdo, indexação e outras funcionalidades que há tempos eram esperadas. Veja aqui o que mudou.
Começo o mês de outubro com uma grande mudança profissional. Há algum tempo estava necessitando fazer alterações profundas no site, principalmente no tocante à busca e recuperação de informações, bem como a possibilidade de gerenciamento de múltiplos sistemas em uma única plataforma (esta funcionalidade procuro realmente há muito tempo). Entretanto para executar tudo isso faltava tempo e um pouco de estudo das possibilidades existentes de ferramentas de CMS. Como seria uma profunda modificação e não somente uma nova maquiagem, precisava ser algo pensado e estudado em todos os sentidos para que a próxima alteração aconteça daqui, digamos, 5 anos. Antes disso é perda de tempo e dinheiro.
Diante dos constantes e-mails recebidos de pessoas que não estavam encontrando certas informações ou ainda que a estrutura estava um pouco “bagunçada”, resolvi que a hora era agora ante os próximos acontecimentos e perspectivas que levantam no horizonte. Desta forma, passei os últimos dois meses estudando dezenas de ferramentas de CMS livres para me decidir pela plataforma que hoje estou utilizando, baseada em Drupal. Com uma base instalada muito grande e um suporte digno de empresas de software proprietário, ela se apresentou a melhor escolha para quem, como eu, adora um Lego e não um Playmobil (explicarei isso em outro post).
Mas e o Mambo?
Foi uma decisão difícil, dura e claro, triste. Depois de estar tão próximo do projeto e sentir na pele o que ele é, foi uma decisão difícil abandonar esta plataforma que me acompanha há tanto tempo. Entretanto vendo com muito pragmatismo a minha situação, não poderia mais ficar com uma ferramenta que estava aquém do que precisava. Isso quer dizer que ele é ruim? Longe disso, é uma ferramenta espetacular e tanto esta afirmação é verdadeira que continuo trabalhando com ele fortemente e não a deixarei tão cedo. Mas minhas necessidades me obrigaram a mudar, que foram:
Retirada dos menus e nova forma de busca de conteúdo
Sou um fanático por organização. Honestamente tenho pavor de pessoas e coisas que não são organizadas. A desorganização nos faz perder tempo para a busca do que seja e quando estamos falando de informações, isso se torna extremamente crítico. Meu site antigo tinha um “gesso” nesta questão. Eu não conseguia, por mais que tentasse, criar uma estrutura onde menus não seriam necessários para a busca de informação e, além disso, não conseguia colocar um determinado conteúdo em duas, três, quatro categorias diferentes. Isso me deixava muitas vezes irritado pois quando escrevo, o assunto não é somente sobre A ou B, mas sim sobre A “e” B. Além disso, a informação dentro da Internet não é algo linear, pelo contrário. Sua ideia deste quando Tim Bernes-Lee a criou era que fosse um ambiente de hipertexto onde um ponto leva a outro que leva a outro sem a necessidade de existir nenhuma linha nisto, tal qual é o pensamento humano.
Diante disso, a primeira obrigatoriedade na nova ferramenta de CMS era que permitisse este tipo de organização. Com isso poderia dar adeus efetivamente aos menus e ter o conteúdo indexado de tal forma que qualquer busca retornasse o que o usuário deseja e também pudesse, por meio de “categorias de conteúdo”, navegar dentro do assunto de interesse sem perder o que fosse adicional à ele, provendo assim um verdadeiro ambiente de hipertexto.
Este foi o primeiro ponto para o Drupal. Ele possui aquilo que é chamado de “taxonomia” que, quando estudada e bem usada, simplesmente cria milagres na busca e recuperação de informações. O conteúdo agora está baseado em “tag’s” que levam o usuário à outras tag’s que vão para outras tag’s e assim por diante. Além disso, um módulo de apresentação de conteúdo relacionado fez presente no sistema, permitindo que o usuário possa ler matérias relacionadas sobre aquele tema mesmo que não sejam da mesma categoria.
Multisites (ou vários em um)
Outro ponto que persigo há muito tempo: o gerenciamento de vários sites sobre uma única plataforma administrativa e também sem a necessidade de instalação do código novamente. Devido a manter dois sites (este e meu blog pessoal) tenho esta necessidade e também com os novos sites sendo planejados para breve, não poderia ter duas, três, quatro instalações simultâneas do mesmo software e pior, vários “admins” para gerenciar tudo isso. Simplesmente ficaria mais louco do que já sou.
Consegui durante um tempo fazer isso em Mambo mas trocando somente o tema que o usuário via. Esta solução se apresentou ruim pois já tinha o problema de organização de conteúdo e com isso, minhas opções ficaram limitadas. Já o Drupal trás esta opção por padrão eu seu sistema, ou seja, não preciso instalar nada, configurar nada, somente dizer que tem um novo site e voilà, ele percebe isso e começa a trabalhar com dois, três, quatro, cinco…
Multilíngue
Outra funcionalidade que preciso mas que não está tão bem resolvida no Mambo. Até a versão 4.5.5 era necessário o uso de um componente externo para fazer o site trabalhar com vários idiomas ao mesmo tempo. Nas versões 4.6 e acima, já está integrado mas ainda não como espero. Resultado, outro ponto para o Drupal que contém uma estrutura multilíngue fenomenal a qual basta somente eu implementar (ainda não tive tempo) e já está em funcionamento de uma forma simples, clara e de fácil gerenciamento.
Existem outros pontos também que poderia citar como a questão de downloads ou ainda de integração com outras ferramentas mas não vem ao caso neste momento. O principal é que nestes dois meses de trabalho, a ferramenta se saiu muito bem para atender a minha demanda e estou contente com ela.
Perfeita? Claro que não é. Existem pontos que já percebi necessidades de mudança e que podem melhorar (taxonomia, gerenciamento de opções de posts, gerenciamento de arquivos, etc) mas os “contras” são muito menores que os “prós” e hoje na balança isso está contando e muito.
Então como ficamos?
Ficamos que este site está baseado todo em Drupal e as mudanças mais radicais é que não existem mais menus para navegação, sendo necessário fazer uma busca pela caixa “Pesquisar” existente no topo do site (por isso está lá bem visível) ou ainda usar as tag’s dos conteúdos (os links abaixo dos títulos). Com esta dupla mais as sugestões de conteúdo similar apresentada em cada texto no lado esquerdo, não existe como perder qualquer conteúdo que seja.
A outra mudança fica por conta do registro do usuário. Depois de sofrer por um ano com spammers em meu site e também virar ponto de download de usuários espertinhos, resolvi dar um basta nisso obrigando o registro de todo o usuário que desejar comentar um artigo ou que queira fazer um download de um arquivo. Como após o registro tenho condições de fazer um “tracker” do que o usuário está fazendo dentro do site, posso coibir ações que deixem o site lento ou ainda de spammers que não tendo o que fazer, resolvem dar o que fazer para quem já tem o que fazer.
Isso não quer dizer que estou colocando restrições aos comentários ou coisa assim. Não e tampouco penso em cobrar nada que seja. Quero somente manter um ambiente que seja bom para todos, lembrando sempre que o interesse coletivo se sobrepõe sobre o individual, sempre.
Finalmente, espero que goste das mudanças. Elas são feitas para me facilitar a vida mas também para que os usuários do site sintam-se o mais confortáveis possíveis. Se você tiver algum comentário sobre este assunto ou sobre o site, gostaria muito de saber. Deixe aqui um comentário (depois de criar sua conta no site, claro) ou ainda envie uma mensagem pelo formulário de contato. Vou ficar muito feliz em saber sua opinião, crítica ou sugestão para que possa melhorar sempre. Ah, e não esqueça; se você assina o site via RSS, por favor atualize o feed com o novo link que pode ser encontrado no lado esquerdo do site. Muitas novidades virão.
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