A TV Cultura de São Paulo é uma das maiores televisões educativas abertas de nosso país. E por ser tão importante, obviamente que a Microsoft desejaria usar este “caso de sucesso” em sua grande campanha Get de Facts mostrando que eles somente usam Microsoft pois é mais seguro, mais eficiente e mais estável do que qualquer outro. Uma grande armação para enganar aqueles que pouco conhece da área.
Mas para dar crédito à informação, nada melhor que “avalizá-la” com o testemunho de alguém. Assim, o melhor é chamar “deus” para garantir que aquilo que lá está é verídico. Neste caso, “deus” é o diretor de TI da TV Cultura, Sr. Paulo Spaccaquerche que categoricamente diz no anúncio que NÃO usa software livre dentro de sua estrutura de TI.
Para verificar a veracidade das informações do anúncio, Jansen Sena, um dos diretores da Comunidade Sol de Manaus e mestre em segurança de redes pela UNICAMP (Universidade de Campinas), fez alguns testes simples via Internet e descobriu algo interessante: a TV Cultura USA software livre sim!
Agora basta saber se o diretor foi comprado, se desconhece o que efetivamente está dentro do sistema que gerencia ou, na pior das hipóteses, se mentiu descaradamente para ganhar “alguns pontinhos” junto à companhia.