Existem vários editores de código PHP (ou HTML) para Linux, como por exemplo o Blue Fish, o Quanta Plus e até o OpenOffice. Mas eu estava interessado em um editor que pelo menos tivesse um pouco daquilo que estava acostumado em ambiente Windows: auto-tag, várias janelas, acesso à servidor de FTP, sistema de projetos e outras “cositas más”.
Infelizmente a maioria deles não possuem estes recursos ou, se possuem, são sofríveis. Neste momento me lembrei de uma palestra que assisti em Criciúma/SC com o colega Pablo Dall’Oglio sobre GTK e recordei que ele tinha feito um editor totalmente em PHP-GTK que possui todas estas funcionalidades. Uma rápida busca na Internet e achei o site do projeto TULIP em http://tulip.solis.coop.br/br/index.php. Agora era só instalar o mesmo.
Instalando
A primeira tentativa de instalação foi com um pacote para Red Hat mas infelizmente o mesmo não funcionou devido algumas dependências que não conseguia resolver, mesmo instalando todas as bibliotecas necessárias.
Nesta etapa pensei que não conseguiria instalá-lo (mais uma vez) mas antes de me dar por vencido, enviei um e-mail para o próprio Pablo que, rapidamente, me auxiliou no processo de instalação e hoje o editor funciona 100%.
Para esta instalação, proceda assim:
- baixar a versão compilada do Tulip. (você pode encontrar no site)
- ir para cd /usr/local e descompactar o pacote com tar -xzvf php-gtk.tar.gz
- executar um chmod 777 php-gtk -Rf
- criar dois links simbólicos
- ln -sf /usr/local/php-gtk/php/bin/php /usr/bin/php
- ln -sf /usr/local/php-gtk/php/bin/php /usr/local/bin/php
- instalar, via apt-get, os seguintes pacotes:
- apt-get install libstdc++-devel
- apt-get install task-c++-devel
Pronto!
Feito isso você pode testar o funcionamento do Tulip da seguinte forma:
php /usr/local/php-gtk/sample/gtk.php
Se estiver tudo certo, seu editor estará funcionando 100%, faltando somente criar um ícone no desktop ou em algum menu que queira e aproveitar todas as funcionalidades do editor que, a cada dia, está melhor e mais eficiente.
Referências/agradecimentos:
Hélio de Castro – Conectiva
Pablo Dall’Oglio – Tulip/Solis
Site do projeto: http://tulip.solis.coop.br/br/index.php