Timor Leste no ENSOL

logo ensolReconstruíndo um país: o software livre na justiça de Timor Leste. Este é o tema de uma das palestras de Paulino Michelazzo no ENSOL 2.0 – Encontro de Software Livre da Paraíba que será realizado esta semana em João Pessoa. Retornando após um ano de seu trabalho no projeto Justice Programme da ONU – Organização das Nações Unidas, Michelazzo apresenta pela primeira vez em um evento nacional o trabalho desenvolvido por ele e pela equipe de tecnologia do Ministério da Justiça com o uso do software livre, num país assolado por vinte e cinco anos de invasão, guerras e mortes e que se tornou em 2002 a primeira nação independente do Século XXI.

Sendo uma das áreas mais carentes e importantes da reestruturação de Timor Leste, o sistema judiciário recebeu importância ímpar de várias nações para a criação de novos códigos civis e penais, criação da Defensoria Pública, organização do Ministério Público e remodelamento dos tribunais. Para isso, foi desenvolvido um conjunto de soluções baseadas em software livre que englobam desde a distribuição de cabos de fibra ótica e conexões de rádio até a criação de softwares para gerenciamento de documentos relacionados com as várias áreas da justiça. Este trabalho orquestrado por uma equipe brasileira multidisciplinar permite hoje a facilidade no fluxo de informações dentro de todas as áreas do judiciário timorense. “A palestra irá mostrar o que foi feito por toda a equipe de tecnologia para viabilizar as melhores opções dentro de cenários complexos e muitas vezes indiscritíveis onde somente este modelo de software poderia ser empregado realmente, fosse pelo custo, fosse pela facilidade de distribuição e compartilhamento de conteúdo” comenta Michelazzo.

Mas não somente o desenvolvimento da estrutura tecnológica recebeu atenção. Michelazzo também  irá comentar sobre a capacitação do staff nacional: “Trabalhamos muito no compartilhamento e repasse do conhecimento para a equipe nacional que irá responder em breve a todas as necessidades tecnológicas do Ministério. Para isso, criamos treinamentos e cursos de capacitação a fim de deixar um legado para aqueles que realmente precisam sem a necessidade de pedir apoio ou auxílio para empresas que em sua maioria das vezes desejam somente o lucro fácil”.

Se você tem interesse em conhecer este case de sucesso, a palestra será apresentada no próximo sábado, dia 3 de maio no Espaço Cultural José Lins do Rêgo durante a realização do ENSOL 2.0. As inscrições para o evento podem ser realizadas no site oficial pelo endereço www.ensol.org.br