Uma das configurações mais importantes em um servidor web Apache e uma das que mais oferece dores de cabeça é o mod_rewrite. Usado para reescrever endereços web (url’s) antes que estes sejam pesquisados no servidor, ele permite a “criação” de endereços amigáveis, também conhecidos como url’s limpas, importantes para o bom posicionamento de páginas em motores de busca.
Mas muitas vezes o mod_rewrite dá uma dor de cabeça daquelas pois acreditando que ele está funcionando corretamente no servidor só pelo fato do módulo estar listado entre aqueles usados pelo Apache, o dono do site passa horas brigando com seu datacenter e não resolve o problema.
Então, para acabar de vez por todas com a discussão se o módulo está carregado e funcionando (muito importante não é?), adaptei um script antigo de um datacenter americano que testa se está tudo correto com ele usando somente dois simples links; um indica se o servidor está respondendo as requisições e outro, se o mod_rewrite está funcional. De instalação bem simples, ele não é nada mais que dois arquivos que devem ser colocados na raiz do site para fazer a verificação.
Este pequeno script (bem como outros códigos de minha autoria) pode ser obtido em meu repositório no GitHub clicando-se aqui. Para instalação e uso, leia o arquivo readme.txt que está dentro do pacote.
Parbéns pela adaptação do script me ajudou muito por mais simples que tenha sido meu erro era um erro e já não sabia mais o que fazer ou pra onde olhar. Ajudou e muito. Muito obrigado e sucesso.