Minhas considerações de uma ótima máquina Sony rodando Ubuntu Linux. Um notebook quase perfeito!
Sony Vaio TR3A series com Ubuntu 5.04
Em meados de setembro de 2005 resolvi comprar um notebook pessoal pois até então estava utilizando os notebooks cedidos pela empresa. Esta decisão veio principalmente depois de minha viagem à Bolívia onde tive que carregar minha mochila (grande por sinal) e mais uma bolsa com um notebook de… 4,5Kg! Demais para mim.
Esta mochila que uso possui uma parte frontal (chamada de “mochila de ataque”) destacável que é outra mochila, mas pequena. Como prezo a mobilidade, precisava de uma máquina que coubesse dentro desta pequena mochila. Depois de várias buscas na Internet, encontrei o que precisava: Sony Vaio PCG-TR3AP.
Este how-to visa mostrar a instalação da distribuição Linux Ubuntu versão 5.04 (Hoary) neste modelo de notebook.
A máquina
A Sony é conhecida no mundialmente por seus produtos de qualidade e inovação. Para nós do mundo Linux ela é conhecida meio como “problemática” devido a grande quantidade de hardware não suportado pelas distribuições. Confesso que não tive receio em adquirí-la pois já tinha lido na Internet vários relatos sobre a instalação do Linux nestas máquinas e todas funcionando muito bem, exceto algumas pequenas partes.
Suas características físicas e técnicas (no caso do meu modelo) são:
- Processador Intel Centrino 1GHz
- 512 MB de memória RAM DDR
- HDD Toshiba 40 GB – 4200RPM
- Monitor 10.6″ 1280-768 Widescreen com tecnologia Xbrite
- Placa de vídeo Intel 855 GM com 64MB de RAM (compatilhada)
- Drive combo CD-RW/DVD-ROM – 24x
- Câmera interna VGA (640×480)
- Rede Ethernet 100Mbits
- Rede Wireless Intel 2200BG
- Modem 56Kbps V90
- 2 portas USB 2.0
- 1 porta IEEE 1934
- 1 slot para cartão MemoryStick
- 1 slot para cartões PCMCIA
- 1 conector de saída VGA
A saída LSPCI da máquina e o arquivo PDF com toda a sua descrição está disponível para donwload (veja a seguir).
Som
O som foi algo não resolvido à primeira vista.
XMMS – Simplesmente não toca MP3 até o momento. Estou usando o Rhythmbox versão 0.8.8 (o qual também gosto muito) mas tive que instalar o pacote gstreamer0.8-plugins para que trabalhasse com MP3 (por padrão, não vem instalado, coisas de propriedade).
Tips & Tricks, Fun & Jokes
Levando a máquina – Uma das primeiras providências foi procurar um “case” para carregar a máquina. Como ela é cara e não a desejo toda riscada daqui algum tempo, saí a caça de algo que pudesse facilmente colocá-la dentro para proteção. Depois de bater muito a cabeça em um monte de papelarias, achei uma que serviu perfeitamente. Uma pasta preta com zíper lateral, da qual tirei uma repartição interna. Para referência, procure a pasta universal média fabricada pela empresa Incorpast de Londrina-PR. Preço: em torno de R$ 14,00.
Vídeo – Na época do lançamento desta série de notebooks, foi veiculado um comercial na TV muito engraçado onde aparecia um cara em vídeo-conferência com a empresa e logo depois sua mulher somente de roupas íntimas se atirando sobre o mesmo.
Os arquivos para download deste how-to bem como outros relacionados ao equipamento (inclusive drivers para Windows) estão disponíveis nesta página (autentique-se ou crie uma conta para acessá-los).