Anunciado esta semana um novo smartphone baseado em Linux. É o Nexperia 7210 da NXP Semiconductors com a plataforma de software da Purple Labs, promete atender mercados como o sudeste asiático, leste europeu e América Latina com preço de US$ 100,00.
Ainda não chegou aqui mas a proposta é boa, muito boa. Um smartphone com aquilo que é necessário para se manter conectado 24 horas por dia, sete dias por semana à Internet com toda a confiabilidade permitida por sistemas Linux. O problema: redes 3G ainda são um sonho (meio distante) em terras tupiniquins. Assim, não se exalte; enquanto a rede não estiver disponível por aqui, o novo gadget é somente algo interessante.
A Purple Labs, empresa francesa de desenvolvimento de soluções móveis baseadas em Linux anunciou esta semana o lançamento de um telefone celular 3G baseado no Nexperia 7210 for 3G, plataforma de hardware da NXP Semiconductors que lembra muito a série Razor da Motorola. Com capacidade de navegar na Internet em alta velocidade, tocador de músicas, vídeo on-demand, e-mail, SMS e até mesmo ligações telefônicas, a aposta da joint-venture é disponibilizar um produto de alta qualidade e baixo custo para os mercados emergentes do sudeste asiático, leste europeu e América Latina. Para o Brasil, ainda falta a rede 3G que não sai do papel nem na pancada. Então, resta esperar.
Ao contrário de outras empresas, a Purple Labs parece trabalhar muito próxima a comunidade de software livre. Em seu site é possível obter o código-fonte do kernel do aparelho, bibliotecas e tudo mais que faz parte da API. Claro que nas entrelinhas existe o desejo da comunidade começar a desenvolver aplicativos para o aparelho mas ao contrário da Nokia e outras, este pedido é transparente.
Gostou? Eu também, mas vamos ter que esperar um pouco mais. Quem sabe uma comitiva brasileira vai passear no sudeste asiático para conhecer o que é rede 3G e acabar com esta milonga por aqui. A gente não quer só comida, quer velocidade e acesso também!