Quer emprego? Aprenda Drupal

[media-credit id=2 align=”alignright” width=”315″]Drupal Jobs[/media-credit]Venho há muito tempo (tanto que não me lembro quando comecei) falando em minhas palestras pelo país sobre as oportunidades relacionadas com software livre e mais especificamente com ferramentas de gestão. Este assunto já foi motivo de artigo em revista, de texto em blog e sempre é recorrente em quase todas as minhas apresentações. Num país onde sete milhões de jovens estão as margens do trabalho decente mesmo se considerando os mais otimistas do mundo quando seus futuros, não ouvir este tipo de aviso é como estar num barco com o casco aberto, acreditar que a água não vai entrar e que você não deve usar colete salva-vidas.

Esta semana saiu em um dos blogs da CNET um texto que vem reforçar esta minha tese (parece que sempre precisamos dos gringos para acreditar em algo) e cujo o título não poderia ser mais direto: Precisa de emprego? Aprenda Drupal. Descaradamente o autor deu nome aos bois e apresenta diversos motivos para que os leitores desejosos e/ou necessitados de emprego aproveitem esta oportunidade. Dentre estes motivos estão:

  • Existem mais empregos que desenvolvedores – isso é fato lá e aqui. Minha empresa é uma das que procura incessantemente profissionais capazes de desenvolver em Drupal e não encontra. Isto gera um efeito negativo para toda a cadeia que é a dispensa de projetos que de uma forma ou de outra migram para outras plataformas;
  • Drupal está maduro – depois de nove anos na estrada, o CMS chegou num estágio de maturação bem alto e que está levando empresas e organizações a adotá-lo como ferramenta padrão. Lá fora, a Casa Branca e a Procter & Gamble (Duracell, Gillete, Braun, Pampers, etc) já usam. Aqui, GizmodoInstituto Insper são exemplos de usuários satisfeitos com o CMS;

Outro ponto destacado no texto é a dica (já dada por mim anteriormente) para desenvolvedores de antigas tecnologias que hoje não encontram tantas oportunidades em suas áreas, podem e devem se qualificar em novas tecnologias, como em ferramentas de gestão e também, porque não, nos grandes nomes do software livre como Linux, Apache, MySQL, PostgreSQL, Joomla! e outros. Esmurrar ponta de faca não se apresenta e nunca se apresentou com algo interessante de ser feito.

O leitor pode estar então se questionando; onde aprender? Livro? Curso? Tutorial? Osmose? A dica aqui é: fazendo. Faça o download do CMS, instale em seu computador e inicie a busca de informações na web. Por ser um software livre e carregar em sua gênese a colaboração, existe muito conteúdo disponível na rede para seu aprendizado (inclusive neste blog). Participe de fóruns de discussão e listas, vá em eventos, troque experiências. Infelizmente nosso país ainda não acordou para a educação em todos os níveis, inclusive nesta área.

É passageiro, não vale a pena o investimento

Dias atrás recebi uma mensagem criticando minha posição relacionada ao aprendizado de ferramentas. O autor dizia que é desperdício de tempo ficar estudando uma determinada ferramenta ou aplicativo que depois de algum tempo não mais vai existir. Verdade?

Em minha opinião esta é a desculpa daqueles que esperam um emprego público no melhor estilo “aspone” ou ainda que caia do céu a oportunidade dos sonhos. Com o cenário econômico que o mundo está atravessando, acredito que ambas as opções estão longe de serem palpáveis.

Certamente tecnologias vem e vão ao longo dos anos e isso é inerente a tudo o que se faz. Hoje não mais existem carros com chapas espessas como os que saiam das montadoras há 40 anos. Também não mais existem aparelhos de video-cassete ou discman. Nem mesmo a Coca-Cola é a mesma. Eu aprendi a programar diversas linguagens para a web como Cold Fusion e ASP e muitas destas linguagens pouco são usadas nos dias de hoje. Desperdicei tempo? Certamente não. Conhecimento nunca é desperdício de tempo.

Pode ser que eu esteja enganado e que as ferramentas de gestão sejam dizimadas do planeta nos próximos anos. Sim, é possível. Até mesmo os dinossauros desapareceram. Mas se eu fosse apostar (como aposto), elas vão estar ainda por muito tempo no mercado e aqueles que chegarem primeiro certamente terão uma piscina cheia para nadar sozinho. E melhor, com água morna.

12 comentário em “Quer emprego? Aprenda Drupal

  1. Everton Roberto

    Paulino, boa tarde!

    Primeiramente, gostaria de dizer que aprecio muito o seu trabalho, foi por acaso que comecei a mexer com o joomla e descobri sua expertisse nas ferramentas de gestão de conteúdo, tanto que quando vi a oportunidade de fazer um curso de joomla pela Arteccom, na qual você será o instrutor fiz um esforço para conseguir o valor, que não está nem um pouco exagerado e sei que o investimento vai valer a pena.
    Sou do Espírito Santo e as iniciativas com Software Livre aqui são bem poucas, mas estão começando a se expandir e existem muitas empresas aqui com uma visão digamos “fechada” pois muitas ainda trabalham de modo tradicional e poucas estão de acordo com o mercado, mas cada estado tem seu ritmo.
    Quando vi esse texto, fiquei feliz, pois sei que as ferramentas de gestão, se acontecer de elas não serem mais usadas ou acabarem, concerteza surgiram outras novas ferramentas muito melhores e cabe a nós profissionais de TI nos atualizar-mos.
    Estou estudando o Joomla e o WordPress, pois acredito que cada ferramenta te possibilita uma facilidade em determinado projeto, mas nunca havia estudado o Drupal, apesar de ouvir falar que não é muito adotado devido a sua complexidade, e é isso que eu gostaria de perguntar a você Paulino, além de sites de qualquer porte poderem ser feitos no drupal ou em qualquer outro cms dos listados acima, qual a diferença que o drupal tem sobre os demais CMS? O Drupal é mais usado em qual tipos de projeto?

    Desde já agradeço e sucesso!

    Abraços,

  2. Rael Max

    Concordo plenamente! Apesar de não conhecer o drupal, como também não conheço nenhum framework/cms em php já li muitos elogios a respeito dele. E tecnologia é isso, sempre temos que buscar algo novo, mesmo que vá desaparecer em semana, meses ou ficar aí por vários e vários anos!

    =)

  3. Carlos Eduardo

    Nossa, este texto realmente me inspirou a aprender TUDO sobre Drupal e era o empurrão que me faltava para começar. Estou extremamente agradecido pelo otimismo das palavras e pelo ótimo trabalho.Parabéns! Abço.

    Edu

  4. Carlos Delfino

    Olá Paulino!

    Realmente falta profissionais para o Drupal, fui contratado numa empresa que usa (e está deixando o drupal), porque? porque Sou especializado no Joomla e mostrei a eles que o faço a mesma coisa muito mais rapido no Joomla do que no Drupal.

    Realmente o Drupal é um tiro de canhão, muito bom, muitos recursos, aquela tal de Taxonomia é fenomenal, apesar de me ter parecido pouco útil, heheh! Mas quando útil, temos o Custon Properties, no Joomla que faz a mesma coisa.

    Acho que falta profissional do Drupal, porque ele é complexo, dificil de se fazer as coisas e está perdendo espaço para a programação OO e Padrões de projeto. Sei que nas últimas versões o sistema está mais proximo deste conceitos. Porem o Joomla ou Nooku, e outros por ai, já nasceram, mesmo que depois, unindo as experiências obtidas nestes e somando novos conceitos, codigo mais limpo, e simplicidade de desenvolvimento.

    O Joomla ainda nos deixa um pouco a desejar na adoção do MVC, porem o Nooku, já vem trazendo o HMVC já bem maduro e testado.

    Mas finalmente, eu concordo com voc?, aprendão Drupal, porque quem adotou ou vai adotar vai precisar. Ao meu ver é como Delphi e Cobol, vai sempre ter um sistema por ai.

    Abraços.

    1. Paulino Michelazzo

      Delfino, duas coisas:

      1) Não culpe o CMS por sua ignorância com o mesmo. Já disse isso para muita gente que desce a lenha em QUALQUER CMS.

      2) Cuidado com o que diz. Eu posso chegar para seu chefe e provar que faço muito mais com Drupal do que você com Joomla em muito menos tempo 🙂

      Abraços

  5. Rob

    kkkkkkk aí sim hein tirou grandão…2 sistemas de m….quer emprego que pague bem? APRENDA JAVA!!!

    1 abraço! Carlos Kleber programador senior Android

  6. igor

    auahuahauahuau ooooorrrrraaaaaa… cospe aqui… cospe aqui….. oooooorrrraaa chamou o pai de empadinha e a mãe de coxinha…. orrrraaa vai deixar? huahauahuah

  7. Troll

    Vc desenvolveu esse site ? Por isso foi rápido no joomla… Vem aqui falar que mudou a empresa de Drupal para Joomla para fazer aquilo que vc chama de site…. Sem palavras…. nem quando estava aprendendo a criar temas para Drupal eu era assim tão ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk …

    TROLL TROLL TROLL

  8. Troll

    Bom Paulo creio que entendeu errado não era pra vc e sim para Carlos Delfino repare no meu comentário… Não foi intenção ofender a sua pessoa…

    1. Paulino Michelazzo

      Caro “troll”
      Então me desculpe pois como seu comentário não estava na tread do comentário anterior, imaginei que as palavras fossem para mim.

      Sds

Comentários encerrados.