Caiu em mãos para teste um script/ferramenta para trabalho com bancos de dados MySQL que muito parece com o phpMyAdmin mas com a diferença de ser baseada em flash e também criar modelos gráficos das tabelas e seus relacionamentos (o que não é possível com o phpMyAdmin).Mas será que ela vale a pena para uso no dia-a-dia?
Uma de minhas atividades dentro do departamento de Tecnologia da Informação do Ministério da Justiça do Timor-Leste é passar o meu conhecimento para os técnicos nacionais que com nossa equipe trabalham. Assim, desenvolvemos códigos com a maior clareza possível e também procuramos utilizar ferramentas baseadas em software livre devido aos motivos de serem gratuitas e virem sempre com o código-fonte, o que permite aos futuros profissionais conhecer as entranhas dos sistemas e aprender cada vez mais.
Na busca de uma ferramenta que substituisse o Visio (que é amplamente utilizado) por uma ferramenta livre que fosse multiplataforma e preferencialmente baseada em web, encontrei um script/aplicativo baseado em flash que além de administrar bases de dados MySQL tal qual o phpMyAdmin, também é um editor gráfico de relacionamentos e tabelas (modelagem de dados), algo indispensável para quem está estruturando uma aplicação baseada em SGBD’s.
Testei a ferramenta chamada phpFlashMyAdmin e achei-a interessante ao ponto de comentar aqui, entretanto vejo alguns “defeitos” na mesma, que são:
- Sua parte gráfica de criação de relacionamentos e modelagem somente trabalha com bases InnoDB;
- É necessário o plug-in do flash para seu funcionamento, o que muitas vezes em plataformas Linux é algo, digamos, chato;
- Disponibiliza o código-fonte somente mediante o pagamento de US$ 5, o que não chega a ser caro, mas possui limitações impostas pela licença proprietária.
Assim, para quem quer conhecer, vale a pena. Entretanto se precisa de uma ferramenta robusta mesmo, é melhor usar o DIA, o DbDesigner ou ainda o MySQL Workbench da própria MySQL, ferramentas estas que darão conta do trabalho.