Entrou no ar o site da PHP Magazine Brasil, uma revista digital encabeçada por programadores e pessoas da comunidade de Software Livre que resolveram apostar na idéia. Aqui, meus comentários sobre ele e o que pode vir pela frente.
Recebi hoje a notícia do lançamento da revista digital PHP Magazine Brasil, uma iniciativa de alguns programadores brasileiros que observando a demanda deste tipo de literatura, resolvera tocar a idéia adiante e saem com um site muito interessante mas ainda sem o número zero (ou 1, como queiram) no ar.
A primeira vista, gostei do apresentado. Um site clean, simples e bem feito. Cores claras que não agridem os olhos, tópicos bem divididos e se a revista for pautada por isso tudo, vem muita coisa boa por ai. Outro ponto que me chamou muito a atenção e obviamente me deixou com mais vontade de participar é seu licenciamento Copyleft. Com isso, o conteúdo torna-se disponível para todos de forma clara e sem “segredos” por parte do veículo. Ganha-se lá e ganha-se cá com isso.
Claro que a comunidade PHP brasileira é convocada a participar e a chamada de artigos para o primeiro número já está no ar (a qual ainda não decidi que artigo mandar mas…). Assim, se você deseja colocar seu nome na história e contribuir com seus conhecimentos para o enriquecimento de todos, mãos no teclado e comece a escrever. O prazo encerra-se em 15/12.
Entretanto, alguns “errinhos” foram cometidos (claro, acontece) e que espero serem resolvidos rapidamente pois a equipe se apresenta muito competente. Então, o que não gostei:
- A licença de uso/distribuição não está clara. Não sabe-se se é CC, FDL ou similar;
- O template para envio de artigos é muito cansativo (padrão I3E), está em inglês e obriga que o texto seja enviado neste idioma. Isso reduz muito as contribuições que podem ser recebidas pois nem todos tem destreza na língua de Shakespeare;
- Faltou um formulário de contato, mesmo existindo um endereço de e-mail, e;
- No tópico de dúvidas técnicas, comentam para procurar as listas de discussões mas não indicam nenhuma.
Mas, de outro lado os pontos fortes foram:
- Design e “peso” do site sensacionais. Fácil de navegar e muito limpo;
- Painel do usuário que realmente funciona! (este merece um 11);
- Esmero na redação (outro 11), exceto por um ou outro acento esquecido;
- Miseráveis erros para conformidade com W3C. Com isso, qualquer navegador consegue mostrar as páginas.
Resumindo, está ótimo, muito bom mesmo. Como sei da dificuldade que é criar uma revista, dou meus parabéns para os corajosos que lá estão. É preciso muita força de vontade para fazer um projeto deste tipo andar e espero realmente que o futuro seja muito promissor pois que promete, promete.
O site da revista pode ser acessado clicando-se aqui.