Para comemorar os 25 anos da criação do primeiro PC, a revista PC World revela quais foram as máquinas que marcaram a história da computação. E desta famosa lista, fui o feliz proprietário de dois representantes 🙂
O PC (personal computer) fez 25 anos. Em 12 de agosto de 1981 a IBM lançava o IBM Personal Computer 5150, Uma poderosa máquina com dois drivers de 5 1/4, 4,77Mhz de processador e a absurda memória que vairava entre 16 e 640 Kbytes. Obviamente que esta data não poderia passar sem uma comemoração. E para isso a revista PC World fez uma pesquisa com seus jornalistas e colaboradores para conhecer quais foram os 25 PC’s que marcaram época. Conceitos como inovação, impacto na indústria, design e outros intangíveis foram colocados à mesa para chegar nesta lista.
E dentre eles dois marcaram época para mim. Obviamente o primeiro deles foi um IBM PC AT 5170 que possuía 640 Kbytes de memória, 16 Mhz de processador e dois drivers de 5 1/4 (uma versão melhorada do 5150). Com ele fiz muita coisa e certamente é responsável por abrir as portas da programação para mim.
O outro foi um caso real de amor. Vendo um notebook ultra-slim da Sony, simplesmente me senti extasiado com em um transe. Queria de todo o jeito o pequeno e, por muito tempo, foi para mim a melhor máquina que já tive (engraçado que a melhor ainda continua sendo um Sony, mas um VAIO TR3A). O nome: Sony Vaio 505GX (Pentium MMX 266, 128 MB memória, alguns MB de disco).
No topo da lista está aquele que certamente foi o grande marco da computação pessoal em todos os tempos. Infelizmente seu mercado em nosso país foi restrito (por diversos fatores) e pouco se conheceu dele nestas bandas. Mas para o restante do mundo, continua sendo o rei.
Quer saber quem é? Veja a lista clicando aqui.