Leia a carta aberta para os participantes do III ESLAM – Encontro de Software Livre do Amazonas.
Tarefa árdua é aquela de levar a cabo um evento. Meses e até mesmo anos de planejamento são dispensados para a realização desta reunião de pessoas com interesses comuns que, movidos pela paixão pelo que fazem e pela vontade de colaborar, cedem seus corpos, suas vidas e suas almas para elevar este planejamento ao patamar da realização e do sucesso.
Estamos hoje encerrando mais um evento de software livre que, sem dúvidas, não será o primeiro e tampouco será o último de nossas participações. Muitos outros virão; alguns com retumbantes sucessos e outros com amargos fracassos. Mesmo assim serão nossos eventos, onde compartilhamos experiências, conhecimentos, alegrias e tristezas. Não existe como ser diferente, pois em cada um de nós existe a gritante necessidade de levar adiante a bandeira desfraldada da igualdade entre todos. Esta é nossa tarefa. Este é o principal objetivo de eventos como este.
Diante disto o Amazonas mais uma vez mostra que não é somente grande em extensão territorial. Este estado que, muitas vezes é subjulgado por seu afastamento dos ditos grandes centros e freqüentemente pilhado por interesses excusos de estrangeiros e brasileiros que vêem neste terra somente razão para o furto e roubo de nossa cultura, nossa biodiversividade, nossa água, nosso povo e nossas mentes, brinda-nos com esta grande apresentação de união e trabalho bem feito, integrando a região norte de nosso país e abraçando fraternalmente todos que aqui vieram.
Neste momento não desejo ser palestrante. Neste momento não desejo ser participante e tampouco ser companheiro ou amigo. Neste momento desejo ser somente um “alguém” a levar uma mensagem de agradecimento e reverência àqueles que fizeram deste evento, mais uma vez, o melhor de nosso país. Tenham certeza que palavras me faltam para esta difícil tarefa, mas mesmo assim não poderia me furtar da tentativa.
Desta forma, meus sinceros agradecimentos aos grupos de apoio e profissionais envolvidos neste sucesso. Obrigado pela dedicação, pela atenção, pelo sorriso fácil e pela cordialidade que lhes é tão peculiar, povo manauara.
Aos governos e seus representantes que auxiliaram e até mesmo jogaram contra em alguns momentos, agradeço pela participação, empenho, recursos e principalmente pela receptividade em conhecer, mensurar e estudar o software livre em seu cerne a fim de levá-lo adiante como uma alternativa viável e sustentável para a área pública.
Obrigado aos companheiros palestrantes vindos desde os mais próximos igarapés as mais distantes planícies por compartilharem seus conhecimentos com aqueles que muitas vezes são esquecidos, mas que anseiam em romper a casca que os separam de um mundo mais justo e mais correto.
À organização do evento, obrigado por cada uma das gotas de suor escorridas em suas faces. Obrigado pela dedicação, pela atenção, pelo carinho e por proporcionar à todos nós um ambiente verdadeiramente compartilhado. Tenham em seus corações, mais uma vez, a certeza do trabalho bem feito e em suas mentes a garantia do sucesso e da tarefa cumprida.
Finalmente, aos participantes deste evento, meu muito obrigado. Infelizmente não existe palavra maior para externalizar o sentimento pela presença de cada um de vocês e mensurar o tamanho da importância desta participação. À vocês, cada um de nós dedicou de uma forma ou de outra, nossa presença e nosso trabalho que, ao contrário de muitos outros eventos, a cada ano, mais aprendemos que ensinamos, mais ouvimos que falamos, mais recebemos que damos.
De longe não existe em nossas vidas prazer maior que estender a mão aquele que a pede. Sinto-me honrado em poder participar de mais este evento onde a palavra liberdade é muito mais que um verbete em um dicionário. Aqui ela é profundamente compreendida e realmente exercida por todos nós mediante o software livre.
Que as pequenas sementes nestes dias aqui plantadas cresçam e se tornem árvores tão frondosas com as encontradas no Amazonas. Que a liberdade aqui exercida se torne tão forte quanto a vazante do rio no mar e que o software livre seja, em todos os sentidos e para todos, tão grande quanto nossos sonhos permitam.
Obrigado.
Paulino Michelazzo