O site está de volta

Depois de algumas alterações, upgrades, uso de novos componentes e a adaptação de um novo layout, este site está de volta.

Existem algumas coisas que aparentam ser cíclicas. O fenômeno El Niño, os acontecimentos nas vidas das pessoas e tantos outros que muitas vezes achamos inexplicáveis. Para mim, uma delas, é a atualização deste site. A cada ano novas idéias e visões obtidas ao longo do tempo fazem com que mude o mesmo tentando, cada vez mais, fazer melhor e mais simples.

Há exatamente um ano, mudava o site para a antiga versão. Adotando então a plataforma Mambo Server, o mesmo ganhou em dinamismo e velocidade. Mas, com o passar dos meses, algumas coisas se mostraram ruins ou inadequadas. Então, uma nova versão estava sendo preparada a fim de melhorar o que para muitos já estava bom. E com isso, passados 345 dias, uma nova versão entra no ar.

Mudanças
A grande mudança é que o formato das informações foi alterada para aquela usada pelos blog’s; ferramentas pessoais de informação que tomaram de assalto a Internet nos últimos anos, tornando-se inclusive ponto de referência para muitas pessoas que podem obter uma clara e rápida opinião sobre milhares de coisas. Como o formato me agrada em muitos aspectos e não existe a inteção deste site ser algo corporativo, este padrão foi adotado.

Obviamente que este padrão necessitava um novo design. Então, dentre mais de 300 opções que possuo, uma foi escolhida e adaptada para atender minhas vontades. Com cores claríssimas para fácil leitura, largura máxima de 800 pixels para facilitar a visualização na grande maioria das máquinas e um cuidado todo especial com a velocidade de carregamento das informações, cheguei ao que está sendo aqui apresentado, acreditando que irá agradar até mesmos os mais radicais leitores.

Junto com ele, a integração se fez presente. Paralelamente ao upgrade, dois outros sites (meu blog pessoal e o blog de software livre) estão sendo incorporados em um único ponto. Com isso ganho em velocidade de edição das informações e os leitores a vantagem de não precisar acessar dois ou três endereços diferentes para obter uma informação.

Plataforma
A plataforma de trabalho continua sendo o Mambo Server, mas agora em sua mais nova versão 4.5.3h Além dele, várias mudanças em componentes que permitem mais flexibilidade e trato com as informações, bem como novas opções para os leitores como a disponibilização de RSS separado para cada categoria e o versionamento dos textos para pelo menos dois idiomas (português e inglês).

Em outra via, algumas seções aparentemente estão faltando, tais como downloads de arquivos, comentários álbuns de fotos. Na verdade não estão faltando, mas sim colocadas em segundo plano devido aos testes que estão sendo realizados com os componentes para que possam ser usados tranquilamente. Assim, é só aguardar que retornam em breve.

Mas por quê Mambo e não Joomla?
Uma boa pergunta que tentarei responder baseado em minha experiência e interesses (óbvio). (Para aqueles que não conhecem, o Joomla é um “fork” do Mambo Server).

Já trabalho há muito tempo com o Mambo Server e gosto muito dele. Se é bom ou não, cabe a cada um decidir. Quando ocorreu o fork entre os dois CMS’s, como todos, fiquei apreensivo quanto aos rumos do projeto inicial. Vendo a movimentação em torno do novo CMS e lendo o que estava acontecendo, decidi manter-me mais próximo da ferramente original que do novo CMS.

Um erro? Pode ser que sim, pode ser que não. O tempo dirá. Entretanto, penso que poderia colaborar muito com o projeto original e lá estou acompanhando e fazendo inclusive parte do time da Mambo Foundation a qual tem como tarefa principal manter o Mambo como ele é: um software livre campeão em todos os aspectos. Dentro da fundação, sou o primeiro brasileiro a fazer parte dela e creio que, até agora, o único.

Para onde caminha o site?

Outra boa pergunta. E a resposta é: não sei. Creio que o tempo dirá o que aqui poderá ser feito. Penso em manter este formato por mais de um ano (quebrando o sistema cíclico) mas certamente agregando algumas novidades como o podcast que estou preparando sobre software livre. Com ele quero levar algumas informações aos futuros “ouvintes” e aproveitar um pouco de meus conhecimentos adquiridos nos 5 anos de trabalho em emissoras de rádio. Acho que será legal.

Aguarde as novidades e seja bem-vindo ao meu “novo” site.

Espero que gostem. Caso tenha algum comentário, escreva-me ou deixe mensagem aqui mesmo.