Você sabe onde e quando Bill Gates ouviu pela primeira vez a palavra “Linux” sem imaginar que este seria seu maior pesadelo?
No final de setembro de 1994, Bill Gates convidou um grupo de jornalistas escandinavos (Finlândia, Suécia e Noruega) para participar de um encontro em Londres. Dentre eles estava a hoje senhora Annikka Mutanen, jovem jornalista que prestava serviços à Finnish News Agency (STT).
Seu atual marido (também jornalista) era um “interneteiro” de mão cheia e sabia de uma informação que poderia deixar o todo-poderoso Gates de calças curtas no encontro. Algum tempo antes a mesma agência tinha feito uma série de reportagens com o “super-nerd”, Linus Torvalds que naquela época já tinha lançado o LInux e já contava com uma legião de colaboradores espalhados pelo mundo.
Obviamente que o Linux não prometia (e não pretendia) ser o que é hoje mas estava começando a sair do gueto da faculdade para ganhar o mundo. Somente o tempo poderia dizer o que ele viria a ser (e o que vemos hoje).
Lendo todo este material, ela se preparou para aquele que poderia ser o debut em sua carreira.
Então vem o chumbo
Na entrevista, Annikka já preparada, perguntou à Gates se ele sabia o que era o Linux e o que achava dele, mostrando em poucas palavras tudo o que conhecia sobre o sistema operacional que iria revolucionar a história da computação. Neste momento, não sabendo do que se tratava, respondeu: “oh great, Free Software“,
Baseando-se nos dados da jornalista, Gates também disse que Linus era um talento nato pois não era fácil fazer um sistema operacional. Mal sabia ele o que estaria por vir nos anos futuros.
E hoje? O que diria Gates?
Muitos de nós sabemos o que diria. Um grande competidor para nosso negócio. Sim, certamente o é. Mas além disso é uma mudança radical no modelo de negócio criado pela Microsoft e que monopoliza mais de 95% dos computadores pessoas do planeta.
Será que se pudesse ter a facilidade de prever o futuro, Gates teria dito somente: Free Software?
Fonte: Helsingin Sanomat