Imagine quatro talentosas pessoas unidas pela Internet e fazendo música dançante de primeira linha. Nada de novo não é? Mas e se o álbum todo for livre?
Como funciona? Veja aqui a história do Tryad.
Seattle, Ohio e Japão. Quatro pessoas em locais diferentes para criar via Internet um álbum musical. Até aí não existe muita novidade pois Bono (U2) já tinha feito algo semelheante com Frank Sinatra há alguns anos. Mas o diferente é que o som é muito, MUITO bom e está disponível sob a licença Creative Commons (a mesma deste site). Assim, você pode baixar, ouvir, copiar, executar em qualquer lugar, cortar, emendar e fazer novas músicas baseadas nestas.
Caí sem querer no site do Tryad que pode ser chamado de uma “multibanda” devido a qualidade de seus quatro integrantes (Vavrek, Arna, John Holowach e Rjmarshall) e a visão de liberdade que possuem. Essa mescla faz com que, além de existir o interesse pelo som (gostei mesmo), possa usar as composições para, por exemplo, o vídeo de apresentação do I ENSOL que ainda tenho que fazer. Certamente uma trilha sonora sensacional.
Como diz Lawrence Lessig, Brillant!
O site da banda pode ser acessado pelo endereço http://tryad.org onde está também o álbum Public Domain disponível para download.