O “papai noel” do Software Livre é agora o CTO e embaixador mundial de pequenos e coloridos thin clients e network appliances para redes de escritórios, governos e escolas de todos os tamanhos.
Na comunidade de Software Livre é difícil de encontrar alguém que não conheça, pelo menos pelo apelido, Jon “maddog” Hall. Pessoa de extremo carisma, fácil acesso e profundo conhecedor das nuances do software livre e das necessidades do mercado corporativo, maddog como é mais conhecido, tornou-se uma lenda viva para todos aqueles que respiram a liberdade do software por suas palestras imperdíveis onde sempre apresenta uma solução viável para os problemas da liberdade sem perder o pragmatismo necessário nos dias atuais.
E certamente por todas estas qualidades, o “papai noel” do software livre foi convidado a ser o CTO (Chief Technology Office) e embaixador da Koolu, uma pequena mas promissora startup americana dedicada ao desenvolvimento e venda (claro!) de thin-clients, aquelas pequenas máquinas que dispensam disco rígido, drive de CD e outros cacarecos periféricos (também conhecidas equivocadamente como “terminais burros”) e network appliances, que possuem as mesmas características mas contém um disco rídigo.
Baseado no Ubuntu Linux, OpenOffice e aplicativos Google, os thin-clients possuem processador AMD Geode de 500Mhz e suportam até 1Gb de memória DDR e monitores até 1920 pontos de resolução. Além disso, dispõem de quatro portas USB 2.0 para expansão, som e rede 10/100Mbits. Tudo isso enfiado em uma caixinha com 3 centímetros de altura e não mais que 14 centímetros de largura, permitindo assim também a economia de espaço nas já atulhadas mesas de escritórios.
Uma outra característica interessante do produto é sua baixa emissão de CO2 quando comparado com os desktops atuais, algo em torno de uma tonelada por ano, sendo este inclusive o slogan da empresa “save a tonne with koolu” (salve uma tonelada com koolu). Também conta-se a economia de energia elétrica obtida com o equipamento.
Com certeza uma parceira (ou casamento) muito atraente para todos e que conta com o aval de uma pessoa das mais críveis da comunidade de software livre mundial. Parabéns ao eterno papai noel maddog e a Koolu.