Imagine pequeninos ticos de gente usando software livre. Impossível? Pois um professor de Manaus acha que não e mostra que é possível crianças terem acesso ao conputador e inclusão digital de uma forma simples usando software livre.
Quando de minha última viagem à Manaus ano passado para participar do III ESLAM – Encontro de Software Livre de Manaus, conversei com um professor que estava desenvolvendo um projeto interessantíssimo com crianças entre 3 e 5 anos no uso da informática. Dentro de sua linha de pesquisa, o professor Antonio Junior utiliza as teorias de libertação pela educação propagadas por Paulo Freire, um dos maiores estudiosos desta área em nosso país (senão o maior).
O projeto levado à cabo no Centro Educacional Santa Teresinha de Manaus/AM consiste no estudo de psicomotricidade (explicado no artigo do professor, em anexo) com as crianças que, com o software livre customizado para determinadas tarefas, podem melhorar suas relações psicomotoras com seus “mundos”. Um projeto mais que interessante, com certeza.
Depois de tanto tempo, cumprindo uma promessa, o professor me enfia algumas fotos dos pequenos usando software livre. Sinceramente, me emociono vendo coisas assim que mostram o trabalho de um guerreiro que acredita na educação e na mudança, ao contrário de vários que bravatam por aí acreditando que a melhor solução não é esta.
Finalmente, mais um ponto para o norte do país. Somente quem conhece aquelas bandas sabe o quanto são importante para nossa gente.
O artigo do professor pode ser obtido clicando-se aqui.