Depois de um ano em desenvolvimento, é lançada a versão 6.0 do gestor livre de conteúdo Drupal.
A comunidade mundial de software livre que usa e trabalha com ferramentas de gestão de conteúdo (CMS) foi chacoalhada duas vezes durante este mês. A primeira com o lançamento do Joomla! 1.5 e agora, com o Drupal 6. Esta nova versão foi codificada durante um ano por mais de 700 desenvolvedores atualizaram, adaptaram e implementaram mais de 9 mil patches, funções e funcionalidades na ferramenta, num verdadeiro exemplo de trabalho colaborativo dentro do espírito do software livre. O resultado de todo este esforço é apresentado hoje em um sistema de facílima instalação e com uma atenção especial a usabilidade. Um trabalho soberbo e que merece os parabéns de todos.
Para os usuários das antigas versões 4.7 e 5.x as mudanças são facilmente percebidas principalmente no aumento da velocidade de processamento advindo da otimização do código principal, do funcionamento transparente e balanceado atrás de sistemas de proxy como Squid ou Pound, em um novo sistema de updates automático (ou não) dos módulos e do core e principalmente na instalação que está mais simples do que nunca.
Mas as novidades não param por aí. Um novo sistema de menus permite o “afinamento” das opções apresentadas por meio de arrasto para outros níveis de acordo com a necessidade do usuário e a opção de autenticação por OpenID, agora é padrão no sistema e fornece o que existe de mais novo nesta área dentro do CMS. O design também recebeu atenção especial. Mesmo com os antigos mecanismos de gerenciamento de temas ainda vivos, a forma de edição e criação sofreu um avanço significativo, principalmente com a inclusão de um módulo para desenvolvimento de temas que possibilita a qualquer designer o controle total de todos os elementos apresentados dentro do site, abrindo uma nova frente de trabalho com o CMS para aqueles que pouco conhecem de código mas que dominam folhas de estilos e HTML profundamente.
A segurança do sistema recebeu uma atenção especial pelo uso de permissões granuladas que oferecem controle total ao acesso dos usuários em áreas e posts específicos, a verficação da qualidade das senhas usadas que informam e solicitam ao usuário a mudança caso a senha seja considerada fraca e a inclusão dentro do código principal de formatos de entrada seguras do PHP, os quais fornecem maior confiabilidade e robustez no tratamendo dos dados recebidos em formulários.
A lista de mudanças certamente é extensa mas não é por este motivo que o CMS deixou a facilidade de uso e a atenção ao usuário de lado, ao contrário, o foco continua sendo estes dois pontos, principalmente nas discussões já iniciadas para a próxima versão de número 7.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre o Drupal e sobre esta versão, clique aqui e veja tudo o que ele tem a oferecer. Neste link também é possível fazer o download da versão 6 bem como outros documentos interessantes.
Parabéns à todos aqueles que trabalharam árduamente nesta nova versão que a cada dia fica melhor em todos os sentidos.