Para apoiar o Programa PC Conectado, o Freedows Consortium (O Freedows Consortium é uma joint venture entre as empresas Free Software e Cobra Tecnologia, com apoio da ABRASOL Empresarial – Associação Brasileira das Empresas de Software Livre) desenvolveu uma versão melhorada e expandida da plataforma Freedows. Seu novo pacote, denominado Freedows PC Cidadão, é 100% software livre, não possuindo qualquer restrição quanto à liberação do código de seus sistemas. Esta versão, assim como os dos demais produtos da marca Freedows, é bastante familiar aos usuários das plataformas tradicionais.
O Freedows PC Cidadão é composto pelo sistema operacional livre, diversos acessórios e 24 aplicativos que cobrem uma ampla gama das necessidades dos usuários médios de informática, inclusive das microempresas.
Editores de texto, imagem, desenho e áudio, calculadora, navegador web, anti-vírus, leitor de arquivos PDF, reprodutor de multimídia, pacote de escritório FreeOffice e jogos são alguns dos aplicativos presentes no Freedows PC Cidadão.
Sua interface e semântica funcional são muito próximas às de produtos padrão de mercado, o que permite que o trabalho de inclusão digital seja facilitado já que, uma vez que os usuários apreendam a operar o Freedows, eles poderão utilizar qualquer computador padrão de mercado sem necessidade de novos treinamentos. Como fator adicional, cabe ressaltar que os vírus, worms e trojans que surtem efeito em outros sistemas operacionais não afetam o Freedows.
O Freedows PC Cidadão será fornecido com o solução PC Cidadão do consórcio liderado pela Cobra Tecnologia. Segundo o presidente da Cobra Tecnologia, Leandro Vergara, até o final do ano deverão ser comercializadas 200 mil unidades do PC Cidadão: “Entidades como a Fenainfo (Federação Nacional das Empresas de Serviços Técnicos de Informática e Similares, fundada em 1990, é uma organização formada por mais de 13 sindicatos, os quais, em conjunto, representam cerca de 40 mil empresas de informática de pequeno, médio e grande porte) e a entidade privada Softex, que apóia iniciativas de exportação de software, já manifestaram interesse em participar dos esforços conjuntos da Cobra e do Freedows Consortium para apoiar o programa de inclusão do Governo“.
Em breve, serão iniciados os treinamentos para formação de técnicos e multiplicadores certificados no Freedows PC Cidadão. Estes profissionais – certificados após terem sido aprovados em prova de avaliação de conhecimentos – formarão a base de auxílio aos compradores do PC Cidadão.
Algumas empresas de informática também serão certificadas para se tornarem Centros de Treinamento. Tudo para que os novos usuários de informática encontrem, em todas as regiões, cursos e técnicos que possam auxiliá-los a melhor utilizar seu novo PC. Os usuários dos computadores PC Cidadão terão direito a suporte técnico via telefone e email, e contarão com uma estrutura nacional de suporte técnico prestado pelo consórcio www.pc-cidadao.com.br. e seus parceiros.
Fonte: Magnet