Simples e possivelmente muito eficiente. A nova arma da França contra spam não é uma lei ou decreto, mas sim um pequeno software que instalado no cliente de e-mail do usuário, permite que mensagens indesejadas sejam reportadas para os provedores de acesso que podem (ou não) bloquear a conta do spammer. Além da ferramenta, o governo (que bancou o desenvolvimento do software), conta com a colaboração de seus cidadãos para criar o hábito de usar a ferramenta, auxiliando assim o país a sair da lista dos dez mais quando o assunto é spam.
A ferramenta chama-se Signal Spam e possui um funcionamento muito simples. Uma vez instalada, quando o usuário recebe uma mensagem que acredita ser um spam, ele clica sobre um botão em seu cliente de e-mail (Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird) e a mensagem, ao invés de ser enviada para a lixeira do programa, retorna ao provedor que pode então tomar as devidas providências, seja somente advertir o spammer caso tenha sido um erro ou ainda bloquear a conta do lixeiro digital.
Além desta finalidade, o Signal Spam pode ser usado também contra ataques de phishing, bloqueando rapidamente o envio de mensagens contendo informações duvidosas e que podem induzir os usuários ao erro de fornecer informações pessoais.
“Na ótica francesa, spam é como qualquer atividade criminal que afeta o povo francês”, comenta John Graham-Cumming, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. Certamente um pensamento muito interessante e que poderia ser importando junto com algumas caixas de bom vinho.
Maiores informações (em inglês, francês e espanhol) sobre o projeto e também sobre a ferramenta podem ser obtidas no site oficial, clicando-se aqui.