EDTED Porto Alegre. Eu fui (e quase morri de frio)

[media-credit id=2 align=”alignright” width=”200″]Foto do Guaíba no final de tarde[/media-credit]Tentando me adaptar ao frio, enfurnei-me no hotel para um merecido descanso depois da maratona do nordeste e aproveitei para uma adaptação e melhora da apresentação da palestra sobre CMS’s.

No sábado cedo começa o evento no hotel Continental, local muito interessante pela proximidade com o rio Guaíba e também pela cobertura do prédio que apresentava, além de uma gélida piscina, uma vista extremamente bonita do rio (que no final do dia rendeu várias fotos com a apresentada ao lado). Lá dentro, dezenas de participantes se apertavam nas salas para participar das diversas palestras sobre temas bem interessantes. Mais uma vez, eu, Guilherme Chapiewsk, Julius Wedemman nos encontramos palestrando em uma capital brasileira com a tradicional festa entre amigos.

Minha apresentação mais uma vez versou sobre o uso de ferramentas de gestão livres, tema que continua arrebatando bastante gente interessada na sua utilização para o desenvolvimento web, principalmente por eliminar a reescrita de código e liberar qualque programador para tarefas mais interessantes. Da mesma forma, os designers podem perder o medo de serem obrigados a ficar em uma jaula que poda a criatividade devido a flexibilidade oferecida por estas ferramentas.

No final da palesta vários participantes vieram conversar sobre temas diversos (obrigado pelo cartão de todos) e “trocar figurinhas” sobre o assunto. Nestas conversas percebi que um tema recorrente é como se ganha (ou se faz, ou se obtém) dinheiro com ferramentas livres. A resposta para aqueles que desejam saber um pouco mais pode estar em minha palestra apresentada no FISL mês passado que trata basicamente deste tema.

Depois de um almoço glutão, a parte da tarde reservou-me a grata supresa de ter “casa cheia” para a oficina de WordPress. Mesmo avisado que a apresentação era sobre blogs e não sobre WordPress (que ele seria somente um coadjuvante na mesma), o povo não arredou pé e deixou-me apresentar os porquês de ter um blog e também de compartilhar o conhecimento com a sociedade como um todo. Gol de placa!

No final do dia, fui preseteado por um belo pôr-do-sol no Guaíba e a noite com um jantar com alguns amigos e meu velho companheiro de Timor-Leste, Mário Romera (com seu filho e sua nora). Cerrtamente um presente que esquenta qualquer coração numa noite fria com a de sábado.

Agora, mais um dia de ostracismo dentro do hotel e toca viajar a noite para Florianópolis para mais uma reunião na segunda cedo e retornar para São Paulo para pegar o virado a paulista ainda no almoço. Acabou? Que nada! Mês que vem tem EDTED novamente na capital federal. Mas antes, Boa VIsta, Manaus e João Pessoa para outros eventos e reuniões de trabalho.

Obs: o slide da palestra pode ser obtido na área de downloads.