No apagar das luzes de 2007 a premiada ferramenta de CMS Drupal recebe um enorme presente de papai-noel: sete milhões de dólares em investimentos para a criação de softwares e serviços de rede ao redor da plataforma de colaboração livre.
Com mais de 2 milhões de downloads e um crescimento que se duplica a cada ano, o projeto Drupal é considerado um dos melhores gestores de conteúdo em software livre da atualidade. E agora, de acordo com o release publicado esta semana no site da comunidade, a Acquia, empresa nascida dos esforços de Dries Buytaert, um dos criadores do Drupal, conjuntamente com Jay Batson, ex-fundador da empresa Pingtel, recebe o montante total de US$ 7 milhões da North Bridge Venture Partners, com investimento adicional da Sigma Partners e da O’Reilly AlphaTech Ventures para a criação de um conjunto de serviços de rede e colaboração em torno do CMS.
A notícia certamente vem em boa hora para o projeto que precisa, com a maioria dos projetos open source, não somente pessoas mas também de investimentos para continuar com sua linha ascendente de sucesso. Mesmo sendo um aporte em uma empresa paralela ao projeto, os dividendos tanto de código como de exposição mundial refletem diretamente no Drupal, o que em pouco tempo pode caracterizá-lo como uma das melhores opções de colaboração para fazer frente à qualquer ferramenta proprietária.
Sendo usado por empresas de todos os tamanhos ao redor do mundo, o Drupal possui em seu “portifólio” de usuários a SonyBMG, Warner Brothers Records, New York Observer, Forbes e Harvard University, só para citar alguns.
Migrar ou não?
Como opinião pessoal hoje o Drupal atende-me em áreas anteriormente não atendidas com Mambo e Joomla. Mais do que diferenças de segmentos, os rumos dos projetos são diferentes em vários aspectos, sendo o Drupal extremamente indicado para aquele momento quando “a coisa realmente pega”. Se ainda não chegou, não mude; continue com seu CMS mas não desvie os olhos do Drupal. Ele certamente poderá impressionar.