De volta!

Depois de um bom tempo sem atualizações regulares das matérias aqui postadas, dos softwares que mantenho e também out of office por motivos inerentes à minha vontade tanto dos trabalhos profissionais quanto da Mambo Foundation, estou de volta diretamente do outro lado do mundo com vários artigos técnicos, um design remodelado do site, nova organização de conteúdo, novas seções e várias outras coisas interessantes para as comunidades de PHP, Mambo, Joomla e de Software Livre em geral, incluindo aqui à comunidade Macintosh, da qual passo a fazer parte desde março passado. Enfim, um conjunto de novidades para o deleite de muitos e desespero de alguns.

Desde janeiro deste ano estou fora do Brasil trabalhando em Timor Leste, um pequeno país do sudeste asiático. Aqui trabalho na ONU no Justice Programme, desenvolvendo aplicações para a Intranet de toda a estrutura do judiciário timorense, seus sites na Internet e também aplicações para gestão de toda a estrutura processual. Tudo isso utilizando ferramentas e aplicações livres tais como PHP, Smarty, MySQL, Debian/Ubuntu e dezenas de outras tecnologias.

E com esta mudança tão grande de casa, de trabalho, de pessoas, de comida, de fuso horário, aliada as dificuldades existentes neste país que está recomeçando sua história como nação livre (depois de vinte e cinco anos de invasão), fiquei sem acesso à Internet e também sem equipamento para poder me dedicar as atualizações tanto do site quanto das ferramentas que desenvolvo ou mantenho. Somente tinha a disponibilidade de links com velocidade próxima a 1kbps (isso mesmo, UM kpbs) por poucas horas, o que desistimula qualquer pessoa que vive constantemente com a Internet.

Com o passar do tempo mudei de endereço e no novo local já possuia acesso à Internet com uma velocidade razoável, mas ainda faltava a aquisição de um laptop novo pois o meu Vaio TR3-A tinha deixado no Brasil. E no final de março o mesmo chegou mas com uma novidade; o abandono da plataforma PC depois de quase 20 anos de uso em detrimento à plataforma Mac, o que rende um capítulo a parte na história que será comentado em breve.

Claro que não foram somente estes fatores que me fizeram parar com todas as atividades, as quais estou retomando paulatinamente, principalmente as relacionadas ao Mambo e ao Joomla. Uma viagem no meio do período seguida de duas semanas de hospital completam a saga toda. Mas passado este período, chegam as novidades por aqui.

Novo design
Para “comemorar” a mudança de plataforma (que confesso estar muito feliz), resolvi acrescentar uma seção nova no site relacionada ao mundo Mac e com isso, mudar também o design. Desta vez, removi completamente os anúncios do Google e os banners que não gostava e aglutinei em poucas seções todo o conteúdo existente. Com isso creio ser mais fácil encontrar o que se deseja dentro destas macro áreas ou “mundos” como prefiro chamar.

Ele é baseado em um tema chamado macphoria que com algumas modificações principalmente no topo e no tamanho das fontes, tornou a leitura dos textos agradável e o site visivelmente atraente, sem deixar a simplicidade de lado, o que teimo em buscar sempre.

As logomarcas representam aquilo com o que mais trabalho: Software Livre, Mambo/Internet e agora, Mac. Elas foram estilizadas em programas livres disponíveis para Mac, principalmente Gimp e Inkscape em imagens royalt-free.

Nova seção
Com a chegada da nova plataforma e a remodelação, uma nova seção fez-se necessária: Mundo Mac. Nela poderão ser encontrados os artigos e outros textos relacionados ao mundo Mac que estou descobrindo agora e está se mostrando muito, mas muito interessante. Só a título de comentário, posso agora rodar em um único computador de uma forma tranquila e sem muitas configurações “nerds”, três sistemas operacionais: Mac OSX, Ubuntu 7.04 e Windows XP. Com isso, tenho condições de testar tanto os sites que desenvolvo nativamente nos três sistemas como também as aplicações que estou desenvolvendo em REALbasic, uma linguagem multiplataforma para o desenvolvimento de aplicações desktop, principalmente (estes dois temas serão assunto de artigos em breve).

E o Mambo?
Bem, o Mambo coitado, ficou ao relento durante todo este tempo. Infelizmente a comunidade brasileira é pífia e neste período não recebi sequer uma mensagem para auxílio com o site oficial. Em contrapartida, várias mensagens de cobrança por “não estar atualizado” ou ainda por “estar fraco”. Típica atitude do povo onde a “Lei de Gérson” impera. Diante disso, tomei a decisão de manter o site No Ritmo do Mambo, reconhecido como oficial pelo projeto mundial, como um projeto particular meu, o qual será alimentado de acordo com o tempo disponível e também, claro, de acordo com minha vontade e interesse, tornando-se assim um trabalho pessoal ou, como bem descrito pelo meu grande amigo Anahuac Gil, um trabalho da equipe “eu, mim e nóis dois”.

Algumas alterações já foram feitas neste sentido. O site deixa de ser “bonitinho” para ser baseado em wiki, com a finalidade de se tornar mais uma fonte de referência técnica do que informativo sobre o que acontece com o projeto em nível mundial. Dentro dele continuarão existindo tutorias técnicos tanto de Mambo como de Joomla, mas alguns deles formatados como cursos on-line e pagos.

Mas a fila anda
Finalmente, a fila anda! Chega de papo por enquanto pois ainda tem artigo no forno para sair. Caso queira saber mais sobre minha estada no Timor Leste, bem como outros assuntos relacionados a parte pessoal, mantenho um blog no endereço http://www.michelazzo.info As questões profissionais ainda continuam aqui, por muito tempo se Deus quiser.

Abraços