Eu gosto do Audacity por vários motivos. Primeiro porque é software livre. Segundo porque é gratuito. Terceiro porque é uma ferramenta que muito me lembra o tempo que usava o SoundForge. Mas o Audacity para algumas coisas tem um pequeno problema, ou quem sabe grande. Ele é um verdadeiro canhão para matar mosquito.
Vez por outra preciso fazer um pequeno corte num arquivo de áudio mp3. Simplesmente um cortinho para tirar uma fala errada numa palestra, um começo de música que não me interessa ou até mesmo usar um pedaço de uma canção para fazer um ringtone. Nestes momentos tenho que abrir o Audacity, converter o arquivo, editar, gravar novamente. Uma tremenda perda de tempo.
Mas a realidade mudou, pelo menos para mim. Acabo de encontrar um programa chamado MP3 Trimmer que roda em Mac, custa a bagatela de dez doletas e faz com esmero o que precisa ser feito: cortar arquivos. Com uma interface que até amebas entendem (vão tudo virar DJ), o M3 Trimmer permite que você encontre o ponto perfeito do corte apresentando o número de cada frame da música. Algo efetivamente muito bom principalmente quando se deseja fazer loop’s infinitos.
Já usei, gostei e indico. Os dez dólares valem com certeza. Mas, se o seu assunto é editar músicas, colocar efeitos, adicionar trilhas e coisas do tipo, esqueça-o. Ele não foi concebido para isso.
Gostou? Acesse o site do programa clicando aqui. Tem uma versão trial para testes por bom tempo.
@pmichelazzo Paulino, e aquele negócio com o Tribunal de Justiça da Paraíba, não vingou não? Tem cerva gelada lhe esperando aqui, cara!
@pmichelazzo Paulino, e aquele negócio com o Tribunal de Justiça da Paraíba, não vingou não? Tem cerva gelada lhe esperando aqui, cara!
Excelente dica, Paulino.
Audacity é só o que eu uso para ‘cortar’ os meus mp3 – obviamente para virar toques pro celular.
Os recursos de Fading permitem que a música comece a tocar graciosamente no ponto que eu quero.