Possuo um pequeno servidor pentium 200 em minha rede que uso para backup de dados e testes de aplicações que desenvolvo. Uma boa máquina que se presta para minhas necessidades, se não fosse seu nível de ruído que incomoda, principalmente nas madrugadas e manhãs que passo trabalhando.
Voltando de uma longa sessão de “purificação anti-estresse” (ou férias, como queira), resolvi acabar de uma vez por todas com este incômodo causado por um simples cooler de processador que, devido a sua alta rotação, acaba por gerar um barulho muito irritante, principalmente quando estou escrevendo ou desenvolvendo algum código. Assim a solução era “calar” o cooler, de uma forma ou de outra.
A primeira idéia que me ocorreu foi simplesmente desligá-lo (ou emudecê-lo), mas certamente esta atitude drástica iria trazer consequências trágicas no futuro, tal como a queima do processador. Assim sendo, precisava encontrar um meio de reduzir sua rotação (que causa do ruído) sem que o mesmo fosse calado para sempre.
A solução
E a solução veio dos aprendizados de quando era pequeno e comecei a estudar eletrônica. Uma das primeiras coisas que conheci foi a lei de ohm, mais especificamente, a primeira delas, que tem o seguinte enunciado:
A corrente que flui por um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência
Se colocarmos o enunciado acima em uma equação, teremos:
A = V / R
Onde:
A = corrente
V = tensão
R = resistência do circuito
Estava solucionado o problema. Era só colocar um resistor dimensionado no meio do circuito que este reduziria a rotação do cooler e seu ruído.
A prática
Para fazer a idéia funcionar, precisava de pelo menos dois valores para calcular o resistor que precisava. Uma etapa fácil pois no próprio corpo do cooler estão impressas estas informações que, em meu caso são:
Tensão de trabalho = 12V
Corrente de trabalho = 0.30mA (300 miliampéres)
Munido destes dados, vamos trabalhar na equação para achar o valor do resistor:
R = T / A
=
R = 12 / 0.03
R = 400 ohms
Pronto! precisava de um resistor de 400 ohms (ou próximo disso) para reduzir a tensão para algo em torno de 6V que fariam o cooler trabalhar, mas sem fazer barulho. Procurando em minha sucata de eletrônica, encontrei dois: um de 200 e outro de 180 que ligados em série chegam perto do valor que desejava.
Após encontrá-los, o resto foi fácil. Simplesmente cortei o fio vermelho (positivo) do cooler e coloquei entre as duas pontas, meus resistores. Soldei-os e voilá…! lá estava o cooler rodando, mas sem nenhum ruído!
Para fazer o mesmo, faça as contas baseando-se na fórmula acima e compre em qualquer eletrônica um resistor com valor próximo daquele encontrado na fórmula. Sua “wattagem” (outra constante) pode ser qualquer coisa acima de 1W. Isso faz com que o resistor não esquente tanto e dissipe bem o calor gerado.
Resultado
Infelizmente não tenho um decibelímetro (aparelho que mede ondas sonoras em dB) para calcular quanto o ruído foi atenuado (o meu queimei num teste com algumas ,músicas da antiga e minhas caixas de som mas de uma escala de 0 a 10, o ruído hoje não ultrapassa 1, ou seja, imperceptível para meus ouvidos, trazendo um pouco mais de tranquilidade para que possa trabalhar.
BTW: se alguém sabe como soldar resistores em crianças de 7 a 10 anos para que gritem menos, me avise. Preciso reduzir o ruído dos pequenos vizinhos