Dias 6 e 7 de outubro acontece em Natal, RN o II Encontro Potiguar de Software Livre. Dentre os vários palestrantes presentes, lá estarei apresentado porquê o Mambo é o mais premiado CMS do mundo.
Será realizado nos dias 06 e 07 de Outubro deste ano, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN), Natal, o II Encontro Potiguar de Software Livre. Em mais um ano o evento visa gerar negócios e renda através da democratização do conhecimento tecnológico, promover a inclusão digital de comunidades menos favorecidas, através da educação tecnológica ampla e irrestrita, estimular o desenvolvimento tecnológico local, através do uso e desenvolvimento de Softwares Livres.
O evento este ano contará com a presença já confirmada de Julio C. Neves, professor universitário e autor do livro Programação Shell do Linux da Editora Brasport; Sérgio Amadeu, doutor e mestre em Ciência Política pela USP e autor dos livros Exclusão Digital: a miséria na era da informação e Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento; Paulino Michelazzo, um dos cinco diretores mundiais da Mambo Foundation (http://www.mambo-foundation.org); Anahuac de Paula Gil, Consultor de TI para Software Livre no Ministério do Desenvolvimento Agrário do Brasil em Brasília; Erlon Sousa, professor da graduação tecnológica da Faculdade Integrada do Ceará; Corinto Meffe, gerente de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; Ricardo Kléber, diretor comercial da Planet Solutions e Security Officer da Rede UFRN.
Softwares Livres são sistemas computacionais que são disponibilizados aos usuários com uma série de liberdades. Entenda-se por usuário, nesse contexto, como qualquer indivíduo ou organização, independente do seu grau de conhecimento tecnológico. Software Livre refere-se a liberdade de os usuários executarem, copiarem, distribuirem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.
No Rio Grande do Norte, o Projeto Software Livre – RN pretende formar multiplicadores desses ideais e incentivar o uso do Software Livre em todos os níveis, desde um usuário doméstico a todos os tipos de instituições, órgãos e empresas. Além disso, unir e divulgar os estudantes e profissionais que utilizam e desenvolvem trabalhos com essas tecnologias.
No site oficial do evento, http://rn.softwarelivre.org, os participantes podem fazer a inscrição com apenas 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição de caridade local e arrecadados no dia do evento. No mesmo site, está aberta as inscrições para submissão de trabalhos. Não perca, conheça hoje mesmo informações sobre o II EPSL, e garanta já a sua vaga!