Depois de onze anos de ótimos serviços prestados para os usuários de IRC de todo o país, a BrasNET, rede de nacional de IRC chegou ao fim em maio passado por meio de um assassinato.
Para muitos o IRC é um acrônimo facilmente confundido com ICQ ou qualquer outra coisa assim mas para mim e para vários usuários da Internet nacional e mundial, IRC é sinônimo de boa conversa, boas discussões e troca de idéias.
E infelizmente uma das maiores, senão a maior rede de IRC nacional foi assassinada. Sim, isso mesmo, uma rede pode ser assassinada! E neste caso por pessoas que, sem escrúpulos ou por inveja, resolveram usá-la como alvo para seus ataques tanto dentro do país como no exterior. E a vida tirada? Da BrasNET, uma rede de IRC que conectava, em outros tempos, mais de 60 mil (isso mesmo, sessenta mil) pessoas simultâneamente espalhadas por todo o território nacional e muitos fora dele.
Esta data será sempre lembrada mas de forma fúnebre, triste mesmo. Por meio da BrasNET conheci minha segunda mulher e tivemos um filho deste relacionamento, ou seja, meu pequeno (que já não mais é tão pequeno assim) é literalmente fruto do IRC (claro que não chamei Mauritz para ser padrinho porque ai seria demais!)
Saudosas serão as conversas na rede com pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, os encontros em pizzarias e churrascarias, as piadas. Certamente fará falta mas não tanto quanto faz falta o extermínio de pessoas que a derrubaram, a assassinaram.
E aqui ficam minhas condolências ao velho Mauritz que durante estes anos todos levou no peito e na raça a melhor rede de IRC do país. Acredite, fará falta.
R.I.P.
PS: A “nota de falecimento” da rede pode ser lida clicando-se aqui.