Se você não tem tempo, dinheiro ou até mesmo paciência para fazer uma certificação completa ou somente precisa provar para sí mesmo ou ainda para um empregador quando perguntam se sabe trabalhar com MySQL, conheça a nova certificação da empresa que chegou para resolver todos estes problemas.
Certificação é algo cansativo, irritante e até mesmo frustrante. São centenas de livros, simulados, horas de estudo e a pressão de estar numa salinha com um computador na sua frente esperando pelo seu último clique para lhe dar o resultado enquanto você fica com o coração na mão.
E muitas vezes não é necessário nada disso. Somente deseja-se uma certificação para provar a si mesmo que conhece sobre tal assunto ou ainda para responder de forma comprobatória por meio de um papel que você realmente sabe um pouco (ou muito) sobre aquele assunto. Então, pensando nestas pessoas (nas quais eu inclusive me encaixo), a MySQL AB criou uma nova certificação chamada Certified MySQL Associate ou CMA e categorizada como uma certificação entry level.
Sua principal característica é de não exigir muito do profissional mas certificar que este domina os conceitos básicos do banco de dados, linguagem SQL e alguns conceitos como transações, funções e ferramentas de apoio. Ela é voltada para o profissional com pouco tempo de experiência com o MySQL e também para aqueles que não desejam ser um desenvolvedor na ferramenta ou ainda um DBA (como é meu caso), mas que gostariam de certificar-se que conhecem aquilo que estão trabalhando.
Alguns podem pensar que ela é uma certificação “pobre”. Ao contrário disso, os exames seguem os mesmos padrões rigorosos da empresa e preparam o profissional para caso ele queira tentar uma certificação mais dirigida. Na minha opinião, a MySQL acertou na criação desta certificação pois não são todos os profissionais que precisam ostentar um título de DBA para poder trabalhar com o MySQL, mas ao mesmo tempo, gostariam de colocar os pingos nos “is” quando são questionados sobre seus conhecimentos. Tanto gostei que já começo a repassar os conhecimentos para me aplicar a mesma dentro em breve.
Maiores informações sobre a certificação e material de estudo indicado (que pode ser encontrado facilmente nas redes P2P da vida) são obtidas no site da empresa clicando-se aqui.
Boa sorte!
Pingback: EAC procura profissionais MySQL | Paulino Michelazzo