Com um nome diferente, esta ferramenta facilita a administração e controle de domínios e contas de e-mail de um servidor Postfix.
O Jegue, (ou jumento) foi durante séculos o animal oficial do nordeste brasileiro. Não somente como animal de estimação, mas também “pau para toda obra”, ele sempre foi sinônimo de força, trabalho, eficiência e robustez.
Com esta idéia, o colega Anahuac de Paula Gil, meio “importado”, meio nordestino, lança a primeira versão de seu gerenciador de domínios e contas de usuários para servidores de e-mail Postfix sob licença GPL. Desenvolvido em shellscript e com uma interface para o usuário em PHP, simples e intuitiva, o Jegue certamente irá agradar a todos e não somente nordestinos.
O Jegue faz parte do projeto LESP – Linux Easy Server Project (http://www.anahuac.biz/lesp/), um projeto que possui o objetivo de criar ferramentas simples e confiáveis de administração de servidores Linux. Como este espírito, dentre as funcionalidades do Jegue estão a possibilidade de gestão de centenas de domínios virtuais ou não, contas de e-mail e suas propriedades, adicionar usuários em massa por meio de arquivos texto e suporte à LDAP e seus catálogos. Além disso, usuários podem, por meio do Jegue, configurar seus dados e alterar suas senhas de forma simples e rápida.
O Jegue está disponível dentro da página do projeto no Sourceforge.net pelo endereço: http://sourceforge.net/projects/jegue/