A resposta é não. Existe espaço para todos os formatos de mídia e o iPad é somente mais uma neste universo. Ainda não existe nada comparado a leitura de um bom livro na cama antes de dormir ou ainda, um jornal acompanhado de um bom café.
Em alguns segmentos certamente ele tem um ótimo apelo. Há algum tempo (bom tempo) não adquiro livros técnicos no formato tradicional principalmente devido seu pouco tempo de vida. Um livro sobre um produto ou software torna-se obsoleto logo que uma nova versão é lançada e inevitalvemente fica-se com o mico do livro na estante. Em meu caso, prefiro livros técnicos em formato digital que posso não só ler em meu desktop, mas também no laptop e no iPad, carregando uma grande biblioteca sem nenhum peso adcional na mochila. Neste momento, o iPad é fenomenal.
Já tentei e não consegui ler um romance no iPad. Um dos autores que mais gosto, John Grisham, lançou há algum tempo versões de suas mais famosas obras para este dispositivo e mesmo com todo o apelo da tecnologia, não deu. A sensação é estranha, fria, sem graça. Parece-me que a ação de virar uma página no desespero de continuar lendo a trama é que faz o livro ser tão bom. Não sei psicológicamente como se processa mas é fato.
Finalmente, quanto aos jornais, o vídeo a seguir pode dar uma mostra do porque não vai funcionar 🙂