Dias atrás estava fazendo contas como todo micro-empresário brasileiro,tarefa quase diária para manter a saúde da empresa fora da linha de colapso. No meio daquele entra e sai de números, algo me chamou a atenção de forma quase alegórica: a perda de rendimentos devido a demora na entrega de projetos de software. Para cada dia de atraso, mais de duzentos reais que descem pelo ralo.
Desculpas teria de todos os tipos para o problema mas penso ser melhor procurar uma solução. Então, conversando com um amigo expert no uso de metodologias ágeis de desenvolvimento, o mesmo apresentou algumas e teceu os melhores comentários possíveis sobre SCRUM, uma metodologia muito interessante que permite o acompanhamento de projetos diariamente com o intuito de reduzir ou ao menos amenizar os atrasos em projetos. Confesso que a primeira vista achei que o mundo de papéis amarelos espalhandos por paredes não seria algo muito “ágil” mas isto caiu por terra logo nas primeiras investidas, sendo a questão visual inclusive o grande pulo do gato. Enquanto muitas outras metodologias se baseiam fortemente no uso de softwares, o SCRUM leva para o quadro-branco/parede o que está acontecendo em um projeto dia-a-dia. Para mim, tanto melhor pois aproveito para esticar as pernas até a área de desenvolvimento.
Como tudo o que é novo, a adoção de uma nova metodologia poderia trazer uma infindável quantidade de medos para a equipe e todos que seriam afetados e muito me preocupava a utilização em projetos que usam software livre e especialmente no desenvolvimento com ferramentas de gestão de conteúdo mas mesmo neste cenário a percepção é a melhor possível. A coisa funciona!
Outra vantagem logo vista é a qualidade do software resultante do projeto que sobe a passos largos com resultados realmente visíveis. Assim, com a dobradinha de eficiência + qualidade o céu se torna o limite (se bem que precisando, colocamos software em satélites). Conclusão inicial da metodologia: lápis e papel ainda podem fazer muito numa época digital, mesmo no desenvolvimento do que é digital.
Em algumas semanas volto com os resultados práticos iniciais.