Recebi o convite para estar mais uma vez junto com a comunidade apresentando duas palestras. A primeira sobre software livre corporativo (Como criar e manter uma empresa livre) e a segunda sobre WordPress (Por quê blogar com e sem WordPress). Ambas com casa lotada o que sempre me deixa feliz.
Mas nem só de palestras vive um evento. A comunidade é o melhor, ou seja, o corredor. Conheci um grupo usuário de nome inusitado, o “Goiaba Digital”; recebi um convite para estar novamente na cidade no evento de PHP que está sendo organizado para o próximo dezembro e como não poderia faltar, tirei uma casquinha com a turma do Java (Porquê 99% dos programadores de Java tem cara de terroristas digitais ou nerds mal amados?) que estavam bem atrás num bate-boca invejável sobre a organização do grupo de usuários local. Nada anormal para a democracia. Assisti algumas palestras interessantes, principalmente sobre a área de desenvolvimento. Todas muito boas e, por incrível que pareça, a grande maioria dos palestrantes são prata da casa. Algo muito bom pois começa a aparecer sangue novo para a hemodiálise da comunidade.
Já conhecia o local onde estava sendo realizado de outros carnavais (Senac Cora Coralina). Um espaço muito bom com um conjunto de salas de aula e um auditório bem aconchegante mas com algumas falhas na distribuição das salas que não atendem a massa de 1200 inscritos e cerca de 700 participantes dentro do prédio. Creio que ano que vem precisarão arrumar outro local porque vai ficar pequeno.
O balanço final é muito bom em todos os sentidos, mas a parte da organização se superou em fazer um ótimo evento com pouca grana mas com vontade. Acredito que minha percepção sobre o 6º FGSL seja compartilhada com muitos dos presentes.
Minhas apresentações estão disponíveis no SlideShare. Para fazer o donwload de ambas, clique aqui.
Paulino, antes de mais nada, que coisas estranhas? (fiquei curioso) rs.
Meus parabéns pela palestra de abertura, foi muito legal, e a do WordPress também! Quero conhecer mais o uso do wordpress para portais, o que me sugere pra começar?
Quanto ao espaço, e verdade, vai ficar pequeno ano que vem. As pessoas vão por curiosidade, ou pelo certificado, e acabam voltando, porque é um momento fantástico pra quem gosta de tecnologia, ou quem quer/precisa gostar.
Particularmente, eu vou de conhecer a visão de quem tá ramo, quem sabe mais sobre tecnologia, porque as vezes, nós acadêmicos, vislumbramos uma coisa, que na realidade é outra, as vezes mais simples, outras vezes mais complexas. E esses eventos podem nos orientar, e muito, sobre nosso caminho profissional!
Espero vê-lo ano que vem!
[]s
Olá Khyquer,
Coisa estranha? Seu nome pode ser? 😀
Brincadeiras a parte, coisas estranhas são, para mim, por exemplo, o sotaque do goiano, o empadão, piqui e ter um grupo de usuários com o nome de “goiaba” 😀 É ou não é?
Sim, eventos são muito bons e espero que ano que vem esteja muito mais cheio que este ano. Além disso, espero, claro, voltar.
Abraços